Filipe Masetti é o primeiro e único brasileiro a cruzar as Américas a cavalo, em uma jornada épica de 27 mil quilômetros e 12 países, ao longo de oito anos. Conhecido como “Cavaleiro das Américas”, sua travessia, realizada em três etapas, não apenas o consagrou como um aventureiro, mas também consolidou sua missão de inspirar pessoas a acreditar que nenhum sonho é impossível quando se tem determinação, planejamento e coragem. Toda essa jornada teve como cenário a sua relação com o agronegócio, as pessoas e os cavalos.
Sua trajetória impressionante foi documentada ao longo do caminho, mostrando a forte conexão entre homem e animal. Além dos desafios superados, como encontros com ursos no Canadá e disparos em fronteiras da América Central, Filipe enfrentou obstáculos físicos e dilemas familiares, cuja superação constante foi a força que o impulsionou a seguir em busca de seus objetivos.
Essa foi uma trajetória de sucesso, que também mostrou a importância do cuidado com a saúde emocional, uma vez que, além da experiência de isolamento de sua caminhada, ele enfrentou o desafio de se reinventar após a primeira etapa de sua cavalgada. Sua experiência comprova como a saúde emocional ainda é um tema pouco discutido em diversos segmentos da sociedade. Com sua história de vida, Filipe fomenta reflexões sobre a importância do bem-estar mental, dando voz a uma causa essencial para a humanidade.
Sua história ganhou o mundo por meio de um documentário premiado, que já recebeu 21 prêmios internacionais, incluindo o prestigiado Western Heritage Award – reconhecido como o “Oscar Country” –, marcando a primeira vez que um brasileiro foi laureado com esse título. Sua jornada foi exibida na Amazon Prime no Canadá e nos Estados Unidos, além de estar disponível no Brasil na plataforma Brasil Paralelo e em mais de 150 países pelo iTunes e Google Play. O filme também emocionou plateias nos cinemas da Itália, Espanha, Dinamarca, Irlanda, Austrália, Inglaterra e Índia.
A partir do impacto de sua trajetória, Filipe se tornou um palestrante reconhecido internacionalmente, com mais de 500 palestras ao redor do mundo. Em suas apresentações, aborda temas como planejamento estratégico, trabalho em equipe, superação, determinação, propósito, liderança e a conquista de metas “impossíveis”. A relação com os cavalos e o agronegócio torna suas histórias ainda mais inspiradoras, criando uma conexão forte e positiva com o público de todas as idades.
Raízes e conexão com o agro
Curiosamente, o nome “Filipe” significa “amigo dos cavalos” ou “aquele que ama os cavalos”, uma predestinação que se concretizou em sua incrível jornada. Honrando suas raízes agro e seu estilo de vida, tem o propósito de inspirar e mostrar que nada é impossível para quem executa um trabalho com foco, determinação, coragem e fé.
Mostrar a importância do agronegócio para as pessoas que vivem em grandes centros também faz parte do seu propósito. O brasileiro já palestrou em Miami, Toronto, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ele leva a bota e o chapéu para fora da porteira e apresenta para aqueles que, muitas vezes, estão desconectados do campo a realidade do nosso mundo. Com isso, quebra estigmas sobre o agronegócio e contribui para mudar a visão negativa que muitos ainda têm sobre o setor que alimenta o mundo.
Em sua jornada, Filipe foi recebido por fazendeiros e pecuaristas a cada 30 quilômetros. O agro foi o motor que o impulsionou pelas Américas. Em sua palestra, conta as histórias desses homens e mulheres que são os verdadeiros guardiões do mundo natural e responsáveis pela produção de alimentos.
Além disso, ele mantém laços profundos com o Brasil e o agronegócio, mesmo residindo oficialmente no Canadá. Filho de produtores de café do interior de São Paulo, cresceu montando a cavalo, atuou na área e hoje segue disseminando os valores do mundo rural, ajudando a construir uma visão positiva do setor.
O futuro: do cinema ao casamento
A jornada do Cavaleiro das Américas continua emocionando e, agora, será levada às telonas! Sua história está sendo adaptada para o cinema em uma coprodução entre Canadá e Brasil, com um elenco de peso que inclui Caio Castro e Nelly Furtado. O filme está aprovado para a captação de apoio pela lei de incentivo da Ancine.
Além disso, Filipe organiza cavalgadas pelo mundo, proporcionando aos participantes a oportunidade de refletir sobre seu propósito, sua trajetória e a conexão com a natureza. Em cada experiência, revive a sua jornada com os participantes. Em 2025, estará em dois cenários incríveis, como o Parque Nacional Nahuel Huapi, um dos mais antigos do mundo.
Sua vida pessoal também trilha novos caminhos. Durante a sua segunda jornada com destino a Ushuaia, conheceu Clara, uma argentina que se tornou seu grande amor. Em março de 2025, os dois oficializarão a união, na Patagônia. Com a formação de sua família, o Cavaleiro das Américas encontra uma nova motivação de vida para seguir seu legado.
Sua experiência única também foi transformada em três livros de sua autoria, que seguem entre os best-sellers:
- Cavaleiro das Américas (Harper Collins, 2017) – permaneceu 13 dias na lista dos mais vendidos da Veja, escolhido como melhor livro para jovens.
- Cavaleiro das Américas: rumo ao fim do mundo (2020) – best-seller na Amazon Brasil, Canadá e Estados Unidos.
- Cavaleiro das Américas: a última jornada (2023) – narra a emocionante etapa final da sua expedição, do Alasca a Calgary, e é um best-seller internacional.